Instituto Pensar - DataFolha: Mulheres preferem Lula e rejeitam Bolsonaro

DataFolha: Mulheres preferem Lula e rejeitam Bolsonaro

Mulheres que declararam intenção de voto é maior do que o de homens. Foto: Ricardo Stuckert

As mulheres de todas as classes sociais são o grupo que mais rejeita Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente Lula (PT), por outro lado, apresenta vantagem entre o eleitorado feminino em todas classes. Os dados são da última pesquisa DataFolha.

As conclusões partem do cruzamento dos dados de gênero e renda familiar colhidos no levantamento na última semana.

O resultado geral da pesquisa mostrou que Lula está na frente no eleitorado feminino, com 49% das intenções de voto ante 23% de Bolsonaro.

Em todas as classes sociais, Bolsonaro tem numericamente menos intenções de voto delas. Isso acontece tanto na pesquisa espontânea como na estimulada para o 1º e 2º turnos.

E, quanto mais sobe a faixa de renda, maior o percentual de votos das mulheres em Lula.

De acordo com a Folha, ele chega a 41% de intenção de voto entre o eleitorado feminino com renda superior a cinco salários, ante 32% dos homens desse mesmo nível de renda.

Leia também: As mulheres podem decidir as eleições no Brasil. Veja o por quê

A diferença entre os gêneros, afirma a reportagem, chega a 15 pontos percentuais entre os que têm renda superior a cinco salários e votam no presidente no primeiro turno: 44% dos homens, ante 29% das mulheres.

A distância é menor dentro da parcela de até dois salários, com empate técnico: 21% (homens) e 20% (mulheres).

Detalhamento

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05166/2022, e ouviu 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país.

A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, referente aos percentuais gerais. Esse percentual aumenta à medida que são realizado recortes de grupos por causa do tamanho das amostras.

Com isso, no caso dos estratos por renda e gênero, os intervalos máximos podem ser de quatro pontos na camada com renda domiciliar mensal de até dois salários mínimos; cinco, com dois a cinco salários; sete, entre homens que recebem acima de cinco salários; e dez, entre mulheres que mais de cinco salários.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: